Qual o papel da Felicidade?

Emoções positivas como alegria, felicidade, amor, orgulho, admiração, divertimento, gratidão, inspiração, desejo, triunfo, compaixão, entusiasmo, interesse, contentamento, prazer e alívio são buscadas por nós.
Ninguém costuma se queixar por excesso de admiração ou se sente paralisado pela alegria. Mas estamos sempre evitando o perigo e a dor, ansiando por um remédio contra a tristeza debilitante e o medo crônico.
As emoções desconfortáveis muitas vezes servem para nos proteger, e nos impelem a agir diante de situações potencialmente ameaçadoras, nas quais sentimos medo ou nojo de algo, por exemplo.
Nesse sentido, estados de emoções positivas têm o efeito de estimular certa parcela de risco, de nos impulsionar a arriscar e a encarar o desconhecido. Logo, pessoas felizes são mais criativas, abertas ao novo, com um pensamento mais flexível, tolerantes e também são mais motivadas a ultrapassar seus próprios limites.
A felicidade nos estimula a pensar fora da caixa, explorar, inventar e brincar, o que nos permite desenvolver habilidades sociais, expandir nossos conhecimentos e viver novas experiências, ampliando a nossa percepção para enfrentar desafios.
Além do que, emoções positivas exercem efeitos benéficos nos sistemas hormonal e imunológico em consequentemente, estão associadas à boa saúde, à capacidade de resiliência e à uma expectativa de vida mais longa.
Criar hábitos que nos incentivem a sentir emoções positivas, engajar-nos em atividades que gostamos, por mais pequenas e simples que sejam, como: ouvir música, tomar um banho relaxante, comer nosso prato favorito e nos esforçar para encaixar momentos de autocuidado na nossa vida cotidiana pode ser revigorante.
Outra coisa que aumenta os níveis de emoções positivas é a sociabilidade, isto é, cultivar relacionamentos saudáveis, interagir, poder se expressar, participar de atividades em grupo, dar e receber apoio e encorajamentos.
Por fim, a prática de exercícios físicos também é um ótimo antídoto contra emoções negativas, reduz o estresse e promove a felicidade.
E então, como você pode melhorar a sua vida ainda hoje?