De onde vem o seu medo?

Medo do escuro, medo de altura, medo de ficar sozinho, medo de não ser aceito, medo de não conseguir, medo de ser julgado, medo de ser punido, medo de falar em público, medo de viajar de avião, medo de dirigir, medo de adoecer, medo de envelhecer, medo de perder, medo de amar, medo de mudar…
O medo vem da necessidade de sobreviver, de se autopreservar e de se proteger dos perigos e ameaças(reais ou imaginários).
Sentimentos ligados ao medo incluem angústia, ansiedade e fobias específicas.
Desde a infância vamos construindo uma relação com o medo. Alguns medos são herdados dos nossos pais que, desde quando éramos crianças nos ensinaram a temer determinadas coisas, ou seja, o medo também está associado a moral.
Já outros medos podem decorrer de experiências dolorosas ou traumáticas que vivenciamos e tememos repetir, como por exemplo o medo de dirigir após sofrer um grave acidente…
Diante do medo, nosso organismo se prepara para lutar ou fugir. Isso vale não apenas para perigos naturais como um animal selvagem, mas também para situações que criamos, como um relacionamento tóxico do qual vamos justificando nos manter, uma decisão que procrastinamos, uma desculpa que nos serve como fuga etc
Com medo de que descubram nosso maior medo, vamos disfarçando-o de outros sentimentos como a tristeza e a raiva…
O fato de reconhecer o que nos causa medo já é por si uma evolução, pois muitas vezes não sabemos explicar o que tememos e fica mais difícil lidar com os sintomas que a nossa mente vai criando…
Usar o medo com inteligência também pode nos ajudar a sair da zona de conforto, desbravar coisas novas e realizar sonhos.
Assim, para crescer fisica e emocionalmente nós precisamos, inevitavelmente, passar pelo medo e descobrir o desejo que o acompanha. Mas, é claro, não precisamos fazer isso sozinhos…