O que fazer depois do Diagnóstico?

Na minha prática clínica percebo muitos pacientes e pais preocupados com o fato de se ter um diagnóstico. O diagnóstico faz parte da prática clínica do psiquiatra e do psicólogo, no intuito de compreender o sofrimento vivenciado pelo sujeito e realizar uma intervenção adequada, traçando um plano terapêutico.
O diagnóstico de um transtorno mental requer conhecimento do histórico de vida do paciente, dos traços de sua personalidade e das dificuldades e prejuízos que seus pensamentos, sentimentos ou comportamentos estão trazendo para a sua vida.
Nem sempre o diagnóstico será fechado nas primeiras consultas, considerando que existem sintomas que estão presentes em diferentes tipos de transtornos. Por exemplo, nos episódios de mania do Transtorno Bipolar, é comum haver impulsividade, que também faz parte dos transtornos de ansiedade, do déficit de atenção, entre outros.
Se existem dificuldades intensas e persistentes na vida afetiva e na maneira de se relacionar, se o sujeito não consegue trabalhar, estudar, dormir ou se alimentar, se está se isolando, se descontrolando emocionalmente com frequência ou se machucando, é importante procurar ajuda profissional especializada.
O profissional saberá distinguir um conflito não resolvido e uma alteração esperada do humor diante de determinadas experiências, que podem ser tratadas com atendimento psicológico, daquilo que pode compor um transtorno psiquiátrico e exigir o uso de medicação. Entretanto, em termos de saúde mental, é importante se preocupar não apenas com o diagnóstico em si, mas com o que você vai fazer com o seu diagnóstico…
Com certeza você viverá melhor ao compreender como a sua mente funciona, por que você pensa, sente e age de determinadas formas, quais efeitos são esperados pelo medicamento que você usa, e o que cabe a você fazer para se cuidar e manejar melhor as suas emoções.
Ao conhecer mais sobre a sua condição de saúde, você também pode se comunicar melhor ao compartilhar com as pessoas que você ama e com quem você convive.
Sendo assim, a imagem que você tem a seu próprio respeito sempre terá mais valor do que o que o outro diz sobre você. Conheça-te! 😉